Domingo, 22 de Abril de 2018

Buscar  
Brasil
Publicada em 17/04/17 as 08:47h - 170 visualizações
IBGE aponta safra recorde este ano de 4 milhões de toneladas de grãos
Produções de soja, milho e algodão devem superar as expectativas em 2017. Boa produtividade deve atrair novos investimentos.

Rádio Santa Clara


 (Foto: Divulgação)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esta semana que o Piauí vai atingir safra recorde este ano. São esperadas mais de quatro milhões de toneladas de grãos e o número animou os agricultores.
O supervisor de Pesquisa Agropecuária do IBGE no Piauí, Pedro Andrade, explicou que para os dados foram entrevistados produtores de todas as regiões do estado. Em janeiro, as previsões já eram otimistas, pouco mais do que 3.900 milhões toneladas. Mas veio o mês de fevereiro chuvoso, os pesquisadores voltaram a campo e saíram de lá com a certeza de safra recorde.
Das 4 milhões toneladas esperadas, mais da metade é só de soja. "A expectativa nossa para este ano é magnífica, porque o tempo vem mostrando que a chuva decorre normalmente", comentou o gerente de fazenda de soja Julierme Pereira.
A produção de milho também deve surpreender. Mais de 1.600 milhão toneladas. "Este ano graças a Deus veio a chuva no tempo certo, no tempo do plantio. Nas condições normais, que nós conhecemos o Piauí. Então hoje a expectativa de produtividade é bem diferente do que o ano passado", declarou o produtor Eneas Bovino.
Em uma fazenda no município de Uruçuí, Sul do estado, a expectativa da safra de algodão é recorde, a maior dos últimos cinco anos. "Este ano tem tudo para superar as expectativas aqui na região. Em 2016 tivemos a quebra de produção muito grande, devido ao fenômeno El Nino", comemorou o produtor Caio Bortolozzo.
O presidente da Associação Brasileira de Produtores de Milho, Sérgio Bortolozzo, está satisfeito com perspectiva de safra recorde. Ele só gostaria que o câmbio estivesse mais favorável para melhorar os preços no mercado internacional.
"A boa produtividade deve atrair novos investimentos, além de proporcionar alívio para o mercado nacional em tempos de crise. Mais uma vez estamos segurando a inflação, a agricultura mantendo mais um ano os preços dos produtos baixo", destacou.



fonte:g1piaui




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

No Ar
Sem Programação



Peça sua Música

  • Vynicius Barbosa(Amo você Fabiana)
    Cidade: floriano
    Música: Acredito de Leonardo Gonçalves
  • Carol :)
    Cidade: Floriano
    Música: Deus sedento
  • Thays barbosa
    Cidade: Floriano-PI
    Música: Me perdoa pai
  • wanda toledo
    Cidade: fortaleza
    Música: Barreiras=brunno carvalho
  • alice fernandes
    Cidade: picos
    Música: Barreiras-brunno carvalho,,okkk
  • rejane
    Cidade: Floriano
    Música: querida mâezinha
(89)99408 - 6398

Agenda


Nenhum Evento cadastrado



Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 48652


Parceiros

Rádio Santa Clara - A primeira no coração do povo
Copyright (c) 2018 - Rádio Santa Clara - Todos os direitos reservados