Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (89)99407 - 4190

Encontre o que deseja

NO AR

Musical

    Estadual

Ministério Público fiscaliza presença de farmacêuticos nas farmácias do PI

Lei de 2014 obriga que estabelecimentos tenham profissional farmacêutico. Exigência será intensificada inicialmente nas farmácias de Teresina.

Publicada em 01/08/16 as 07:13h por Rádio Santa Clara - 641 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação)
O Ministério Público do Piauí (MP-PI) entrou na fiscalização para garantir que os clientes piauienses tenham profissionais farmacêuticos dentro das farmácias. Uma lei de 2014 obriga os locais que vendem medicamentos a terem o profissional desde a hora que abre até o fechamento. Mas apesar da exigência, a obrigatoriedade não tem sido cumprida em grande parte dos estabelecimentos.
Somente em Teresina são 1.451 farmácias e drogarias e apenas 775 farmacêuticos, o que revela a carência dos profissionais. A presença do farmacêutico nos estabelecimentos é importante para garantir o acesso adequado à medicação e seu uso racional, visando assegurar a segurança do paciente e evitar efeitos colaterais.
Diante da dificuldade em cumprir a lei, o Ministério Público Estadual propôs a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduto (TAC) junto ao Conselho Regional de Farmácia. O termo foi apresentado também às vigilâncias sanitárias do estado e do município e ao Sindicato do Comércio Varejista do Setor Farmacêutico, prevendo o cumprimento da norma em etapas.
"Nós vamos formatar o TAC para exigir o cumprimento. Nós ainda não temos profissionais de farmácia suficientes para atender todo o estado, mas em Teresina nós queremos que funcione logo a partir de janeiro plenamente a assistência farmacêutica", falou o promotor Nivaldo Ribeiro, coordenador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Para o Conselho Regional de Farmácia no Piauí, o aumento dos profissionais para suprir toda a demanda depende da formação de novos profissionais e da abertura de mais cursos de farmácia.
"Para a assistência plena nós estamos trabalhando com a abertura de novos cursos de farmácia para que em um futuro breve nós possamos atender toda a demanda", disse Ícaro Tiego, representante do Conselho de Farmácia.



fonte:G1piaui





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (89)99407 - 4190

Visitas: 230356 | 

Rádio Santa Clara - A primeira no coração do povo - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!