Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (89)99460 - 8106

Encontre o que deseja

NO AR

A voz do Brasil

    Estadual

Quase 200 municípios do Piauí aderiram ao programa Garantia Safra

Publicada em 04/07/16 as 07:45h por Rádio Santa Clara - 395 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação)

Quase 200 municípios do Piauí aderiram ao programa Garantia Safra, seguro destinado para agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Para receber o benefício do Governo Federal, os agricultores devem comprovar que tiveram perda igual ou superior a 50% da safra no município. A Superintendência Desenvolvimento Rural (SDR) realiza vistorias nestas cidades para comprovar as perdas e conseguinte liberação do seguro.

O Programa Garantia-Safra é um seguro para agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que garante uma renda mínima às famílias que perderam sua safra.

"Essa verificação pode ser feita por meio de laudo técnico da Emater, pelos dados pluviométricos e levantamento da produção pelo IBGE. Infelizmente, a análise destes dados mostram perdas na região do semiárido. No Estado, 196 municípios aderiram ao programa Garantia Safra e o que percebemos é que, apesar do volume de chuvas ter sido maior no ano passado, foi concentrado somente em um mês", disse Pereira. 

Além do Garantia-Safra, os agricultores que tiveram perdas agrícolas contam ainda com o Vivo Semiárido, operação de crédito do Governo do Estado com foco na recuperação da área do caju, apicultura e ovinocapinocultura.

Adalberto Pereira ressalta a importância dos programas sociais voltados para os agricultores e ressalta que a alimentação animal e a seca são dois gargalos no Estado. 

"A palma foarrageira é uma cultura muito adaptada na região para a alimentação anima. No ano passado, distribuimos a semente da planta e nesse ano vamos continuar. O Vivo Semiárido, que é um programa nos moldes do PCPE, através das associações, estão apresentando projetos para conseguirem recursos para investimentos nas cadeias produtivas do semiárido e enfrentamento de mais esse ano de seca", reitera o superintendente de Agricultura Familiar da SDR.

Nesta segunda-feira (04), representantes da SDR, Embrapa, Emater, Conab e Ministério da Agricultrua discutem o novo calendário agrícola.

 Como acessar o Garantia Safra

Para receber o benefício, o agricultor deve procurar a unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou Sindicato Rural mais próximo de sua residência e se inscrever no Programa. Após a inscrição, o agricultor deve realizar o pagamento de boleto emitido pela Prefeitura do seu Município.

Em caso de perda da safra, a prefeitura solicita vistoria ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Constatada a perda igual ou superior a 50% da safra no município, inicia-se o pagamento por meio de cartão de pagamento da Caixa.


fonte:cidadeverde






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (89)99460 - 8106

Visitas: 159397 | 

Rádio Santa Clara - A primeira no coração do povo - Todos os direitos reservados