Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (89)99460 - 8106

Encontre o que deseja

NO AR

Sem Programação

    Estadual

Pessoas de 58 cidades do PI devem se vacinar contra a febre amarela

Publicada em 06/01/17 as 18:24h por Rádio Santa Clara - 390 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Pedro Santiago Do G1 PI)
O Ministério da Saúde divulgou nota técnica na qual recomenda que a população de 58 cidades do Piauí deve se vacinar contra a febre amarela. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), a medida atinge aqueles municípios que estão mais próximas da região Norte e que registraram aumento de pessoas com dengue.

"São cidades de fronteira, com uma extensa zona rural e municípios que, de uma forma ou outra, tiveram um aumento dos casos de dengue. Afinal o vetor de transmissão da febre amarela é um velho conhecido nosso, o mosquito aedes aegypti. O alerta é para essas cidades, mas a vacina é disponibilizada em todo o estado e pode ser tomada por qualquer pessoa entre 9 meses e 59 anos de idade", disse o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães.

O diretor afirmou que a febre amarela é uma doença controlada há anos em todo o Brasil, com registro de casos quase que totalmente na região Norte do país. Entretanto, o monitoramento do Ministério da Saúde mostrou que o Piauí corre um risco iminente para a notificação da enfermidade (confira a lista de cidades com recomendação de vacinação).

"O Piauí não era estado que estivesse em alerta, eles (o MS) emitiram essa nota em que mostra essas 58 cidades do estado em alerta. Não é uma campanha de vacinação, mas nesses lugares, as pessoas têm que atualizar os seus cartões de vacinação para ficarem livre da doença", afirmou Hérlon Guimarães.
Doença
A febre amarela é uma doença infecciosa grave causada por vírus e transmitida por vetores infectados, como os mosquitos Aedes aegypti. Os sintomas da enfermidade incluem febre, dores de cabeça, icterícia, dores musculares, náuseas, vómitos e fadiga. O nome da doença contém o termo "amarelo" porque a tonalidade da pele muda em alguns doentes. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, a maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.


fonte:g1piaui





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (89)99460 - 8106

Visitas: 159069 | 

Rádio Santa Clara - A primeira no coração do povo - Todos os direitos reservados