(Foto: Foto: Luciano Feitosa)
Com cinco dias de chuvas consecutivos, o açude em Bertolínia ameaça transbordar e isolar a cidade no Sul do Piauí. De acordo com o prefeito Luciano Fonseca, novos desabamentos foram registrados no fim de semana e a situação é de calamidade na região, que encontra-se com 80% dos acessos intrafegáveis.
"Somente em dois dias choveu mais de 240 milimetros de água. Novas escolas e 13 casas desabaram no fim de semana, sem falar nos prédios da prefeitura, Samu e o muro do hospital da cidade que caíram na sexta-feira. A zona rural encontra-se totalmente isolada, porque as pontes de madeira foram levadas pela correnteza e uma cratera se abriu na estrada", relatou.
Na tentativa de buscar soluções, o prefeito decretou ainda na sexta-feira (10) estado de emergência e calamidade na cidade. Ele também marcou uma reunião nesta segunda-feira (13) em Teresina para pedir providências as autoridades estaduais.
O diretor da Defesa Civil Estadual, Vitorino Tavares, confirmou o encontro e revelou que o órgão pretende visitar Bertolínia nos próximos dias.
"Vamos receber o prefeito para uma conversa, mas temos a informação de que as cidades de São João do Piauí e Socorro do Piauí também estão na mesma situação", disse Vitorino Tavares.
fonte:gipiaui