Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (89)99407 - 4190

Encontre o que deseja

NO AR

Rádio Santa Clara

    Estadual

Esperantina e Batalha têm áreas alagadas e decretam emergência devido as chuvas

Publicada em 11/03/20 as 09:05h por Rádio Santa Clara - 355 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Prefeitura de Batalha)

Os municípios de Batalha e Esperantina estão com famílias desabrigadas em decorrência das fortes e constantes chuvas que caem na região.  O prefeito de Batalha,  João Messias, decretou estado de emergência nesta terça-feira (10). O município de Esperantina está com o decreto editado e deverá ser publicado nesta quarta-feira (11). Piripiri já decretou estado de emergência.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Batalha, Luiz Segundo, informou que a Comissão da Defesa Civil apura a quantidade exata de famílias desabrigadas, mas, no momento, cerca de 50 já precisaram sair das suas residência por causa da inundação na região. Ele relatou que 13 localidades da zona rural estão alagadas e uma está isolada por causa da inundação ao redor. 

"O Rio dos Matos está com grande volume de água, que não chegou a ter no ano passado. Ele não passa pela zona urbana. Então, não temos bairros alagados, mas localidades (da zona rural). Hoje já fizemos reunião, o prefeito baixou o decreto de emergência e nomeou os membros da comissão da defesa civil. As famílias ainda não estão em abrigos, mas em casas de parentes. Estamos monitorando a situação e os rios. Esse ano teve localidades mais altas que no ano passado não alegou, mas neste sim", comentou. 

Luiz Segundo explicou que boa parte do município é banhado pelo Rio dos Matos, mas parte do Rio Longá presente na cidade também está começando aumentar o nível da água. 

Esperantina

A prefeitura de Esperantina, Vilma Amorim, relatou que 76 famílias estão diretamente atingidas pelas águas do Rio Longá, totalizando 248 pessoas. "Nós recebemos hoje o Corpo de Bombeiros. Eles estão indo a zona rural porque a gente tem caso de três comunidades ilhadas. Outra parte da equipe de Bombeiros foi para a parte com açudes para verificar a situação; o que chega para nós é que nesses açudes (a água) ultrapassou as paredes". 

"A situação tem se agravado um pouco mais. Fechando agora ao fim do dia (10/03), nós estamos com 48 famílias afetadas em estado de alerta. São famílias que a gente pode daqui a pouco ter que tirar das suas casas. Essas 48 famílias somam 158 pessoas. Nós já temos em abrigos 13 famílias, totalizando 44 pessoas. Temos também famílias que estão em situação de aluguel: famílias que têm pouco mais de condição pagando aluguel por conta própria". 

Já a secretaria municipal de desenvolvimento agrário, empreendedorismo e trabalho de Esperantina, Evellyn Sara, relatou que "as famílias desabrigadas já estão sendo acolhidas em um terceiro abrigo. O Rio Longá está acima do nível de inundação, que é de 7m40cm e já está com 7m 74cm, esse é o nosso último dado. A previsão para o município é de mais chuvas", comentou 

Diferente de Batalha, que o Rio dos Matos não passa pela zona urbana, o Rio Longá corta o Centro da Cidade de Esperantina.

Os bairros alagados em Esperantina são: Pedreira, Nova Esperança, a parte do Centro mais próximo da beira do rio e alguns comunidades da zona rural. "Os bairros alagados estão com as ruas intrafegáveis". A secretária Evellyn Sara acrescentou que a prefeitura está na fase de construção de uma lagoa de contenção na cidade. 

O Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba emitiu um boletim informando que "o rio Longá em Esperantina/PI continua em processo de elevação do seu nível". O rio elevou 65 cm nas últimas 24horas, "onde foi registrada a cota de 7,75m às 11h45 de hoje, e com previsão de atingir a cota em torno de 8,11m nas próximas 8 horas, portanto 71 cm acima da cota de Inundação (7,40m)".

Esperantina disponibilizou o número da Defesa Civil 86 3383 1719 para emergência. 



fonte:cidadeverde






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (89)99407 - 4190

Visitas: 231099 | 

Rádio Santa Clara - A primeira no coração do povo - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!