Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (89)99460 - 8106

Encontre o que deseja

NO AR

Sem Programação

    Saúde

Floriano está entre as cidades com mais casos de hanseníase no país

Publicada em 12/08/16 as 15:46h por Rádio Santa Clara - 386 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação/PMBV)
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano apontou que a cidade é a 48ª no ranking de casos de hanseníase no país. Durante a pesquisa, foi feito um resgate das notificações entre os anos de 2001 a 2014. O resultado foi apresentado na quinta-feira (11) em Floriano.
 A pesquisa faz parte do projeto intitulado de Integrahans/Piauí e durante esses dois anos foram desenvolvidas ações que contemplaram a atenção integral às pessoas com hanseníase e a qualificação de profissionais. Segundo Telma Evangelista, coordenadora estadual do projeto, o projeto iniciou no fim de 2014, mas a coleta dos dados ocorreu em 2015 e em 2016.

"Todas as pessoas que tiveram hanseníase no período de 2001 a 2014 foram atendidas pelo projeto. Não só quem teve os casos, mas também os contates residentes e sociais dessas pessoas também foram abordados nessa pesquisa, que também foi desenvolvida em Picos", falou a coordenadora.

No decorrer da pesquisa, os profissionais tiveram contato com 373 pessoas que contraíram a doença e com outras 545 que tiveram contato com essas pessoas. O estudo mostrou que Floriano tem cerca de 40 casos de hanseníase para cada 10 mil habitantes. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de um caso para cada grupo de 10 mil.

Floriano e Teresina são os primeiros colocados no Piauí nos casos de hanseníase. O objetivo da pesquisa é evidenciar a situação para colaborar com a melhoria no atendimento aos pacientes e cobrar das autoridades ações que tirem a cidade de Floriano da triste estatística.


fonte:g1Piauí





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (89)99460 - 8106

Visitas: 159059 | 

Rádio Santa Clara - A primeira no coração do povo - Todos os direitos reservados