Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (89)99460 - 8106

Encontre o que deseja

NO AR

Programa Sabadão Misto

    Brasil

Governo Federal libera pagamento do Garantia-Safra

Publicada em 10/12/16 as 19:09h por Rádio Santa Clara - 310 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Franciele do Vale/G1)
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), do Governo Federal, autorizou nessa sexta-feira (9) o pagamento do Garantia-Safra para 111 cidades do Piauí. O seguro referente à safra 2015/2016 será destinado para os agricultores que aderiram ao programa e que tiveram perdas de, no mínimo, 50% da produção, devido à estiagem.
Quase 260 mil agricultores, de 255 municípios dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí, vão receber o pagamento do benefício a partir de dezembro. O pagamento do benefício é no valor de R$ 850.
O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), direcionada para aqueles agricultores que vivem na região Nordeste, do Norte do estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e Norte do estado do Espírito Santo, área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Os recursos para pagamento aos agricultores são do Fundo Garantia-Safra, formado por contribuições do agricultor, do município, do estado e da União.
Garantia para sobreviver
Na comunidade Lagoa do Marmeleiro, município de São Joao do Piauí, vive Katiane Mendes Amorim, de 35 anos. Para driblar os efeitos ocasionados pela falta de chuva, a agricultora conta que recorreu ao beneficio da Sead. "Já é o quinto ano que não chove aqui e todas as vezes que precisei, recorri ao benefício", afirmou.
Katiane paga a taxa do Garantia-Safra R$ 17 desde 2011. Ela produz milho, feijão e mandioca e tem uma pequena produção de galinhas, porcos e bodes em uma área de aproximadamente 17 hectares.  "Não sei o que seria de mim e da minha família se não fosse o Garantia-Safra, pois a seca tem prejudicado as lavouras da região", disse.



fonte:G1 Piauí





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (89)99460 - 8106

Visitas: 159762 | 

Rádio Santa Clara - A primeira no coração do povo - Todos os direitos reservados